Abre-se as Cortinas - Tatiani Franco

Uma pitada de Fonoaudiologia


O início de nossa trajetória se deu há mais de 3 anos, primeiro com a Mônica, chegou toda inquieta, cheia de ideias e ansiedades ao consultório, fomos a partir daí trabalhando as questões relacionadas à voz, principalmente no que se tratava de aquecimento e saúde vocal, pois além de cantora, seu outro emprego faz uso excessivo da voz, fomos modificando e aprimorando hábitos e formas de usar a voz.
Logo após eu vê-la numa apresentação com a Banda Maluah, que por acaso foi MARAVILHOSA, conheci a Paula para trabalharmos com questões parecidas e principalmente com queixas relacionadas com queixa respiratória, onde foi focado o trabalho com a respiração inferior e aumento da capacidade respiratória.
Após sessões e shows neste percurso, me considero uma amiga e não mais apenas uma terapeuta, apesar de que isto já não sou mais, pois estas pacientes aplicadas já tiveram alta, quando aparecem no consultório é apenas para discutirmos questões de shows, repertórios e atualmente o assunto principal são os filhos, que por confiarem no meu trabalho atuo com as crianças.





Tatiani Shirlei Franco
Fonaudióloga - CRFa 12157
Rua da Bica,211 - Freguesia do Ó
Tel: 3931-8335




HIGIENE VOCAL


Aproveitando que , as OFICINAS DA VOZ estão fazendo o maior sucesso - marca registrada do pessoal da MALUAH- vamos falar um pouco do assunto!!!

"A voz é considerada um conjunto de sons fabricados na laringe através das cordas vocais.

A VOZ é uma das formas de Comunicação!!!

Todo indivíduo , principalmente aquele que utiliza a voz como fonte de trabalho, deve ter alguns cuidados de SAÚDE E HIGIENE VOCAL!

Ao apresentar qualauer sintoma ou dificuldade em relação à VOZ, deve-se procurar um especialista (médico otorrino e/ou fonoaudiólogo) para orientar as melhores técnicas e cuidados com a voz.

Entende-se por HIGIENE VOCAL um conjunto de itens que colaboram para a manutenção e prevenção do aparecimento de doenças vocais.

FATORES DE RISCO E HÁBITOS NOCIVOS

FUMO

A fumaça quente do cigarro agride todo sistema respiratório, o que inclui pulmões, pregas vocais e toda a mucosa do trato vocal, causando aumento das secreções , infecções, pigarro, tosse e edema, além de aumentar as chances de tumores na laringe e nos pulmões.

ÁLCOOL

As bebidas alcoólicas causam uma leve anestesia na garganta , dificultando a percepção do indivíduo sobre eventuais abusos vocais.O álcool também pode irritar a voz e assim como o fumo, contribui para o aparecimento de doenças relacionadas à voz.

DROGAS

As drogas injetáveis ou inalatórias podem irritar e lesar a voz. As substâncias psicotrópicas presentes, levam a alterações cardiovasculares e neurológicas e consequentes alterações no ritmo, na fluência da fala e na articulação.

POLUIÇÃO

Substâncias como o monóxido de carbono presentes no ar podem causar alterações cardio-respiratórias e consequentes doenças nesses sistemas que provocam tosse, pigarro, irritação na garganta e alteração da qualidade vocaL.



NA PRÓXIMA , CONVERSAREMOS SOBRE ALIMENTOS X HIGIENE VOCAL

ATÉ LÁ!!!!!

TATIANI SHIRLEI FRANCO

CRFa 12157

Consultório: R. da Bica n. 211(Freguesia do Ó/SP)

F: 3931.8335




TODO MUNDO SABE....POUCA GENTE FAZ!!!!!!......
Atenção ao consumir estes alimentos, antes do uso da voz!!!
QUAIS SÃO????
As gorduras contidas no LEITE ( queijo, manteiga, iogurte, chocolate, sorvete) aumentam a viscosidade do muco do trato vocal.Temos uma possível sensação de pigarro, prejudicando a ressonância e a articulação.
A cafeína contida no CAFÉ, CHÁ-MATE, CHÁ PRETO e CHOCOLATE pode aumentar a acidez no estômago, desencadeando - para quem tem tendência- o refluxo-gastro-esofágico.
A CAFEÍNA também desidrata a mucosa e deixa a saliva mais espessa!
Alimentos pesados e em grande quantidade lentificam a digestão e dificultam a movimentação do DIAFRAGMA - músculo essencial para a respiração.
DÊ PREFERÊNCIA A ALIMENTOS COMO:
* MAÇÃ - ótima aliada da saúde vocal por dois motivos:
1. sua consistência mais dura exige mais da mastigação, preparando assim os
articuladores;
2. possui propriedade adstringente (pectina) que ajuda a reduzir a saliva
espessa
Portanto a MAÇÃ favorece tanto a ressonância quanto a articulação
* ABACAXI/LIMÃO/LARANJA - aumentam a salivação e com isso um maior número
de deglutições, que acarretam um relaxamento na musculatura
da garganta e favorecendo toda dinâmica da trato vocal.
* CHÁS/BEBIDAS ISOTÔNICAS - ajudam na reposição de perdas minerais que são eliminadas
pela urina e transpiração.

BEBA DOIS LITROS DE ÁGUA NO MÍNIMO
A hidratação proporcina uma melhor lubrificação da voz permitindo que a vibração das pregas vocais ocorra de modo mais livre e com atrito reduzido.Essa hidratação sistêmica (beber 2 litros de água por dia) deve ser feita gradativamenteos longo do dia, e principalmente antes e durante a utilização intensiva da voz.
QUE TAL MUDARMOS NOSSO HÁBITOS ALIMENTARES PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DO USO VOCAL????
VALE A PENA!!!!!!!!!!!

0 Comments:

Postar um comentário